VOTE NO SEU PROFESSOR

Eleja o melhor professor do ano de 2007.

MURAL DE RECADOS

QUAL O PROFESSOR (A) NOTA 10 DO ENSINO MÉDIO?

QUAL O PROFESSOR (A) NOTA 10 DO ENSINO FUNDAMENTAL?

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

AULA DE QUÍMICA REVELA ABSURDO NO COMÉRCIO LOCAL




Pesquisa sobre o índice de álcool presente na gasolina vendida nos postos do município de Miracema do Tocantins sugere adulteração do combustível.
O trabalho foi realizado no Ensino Médio com os 2º Anos “A” e “B” e o 3º Ano “B” ministrado pelo professor Harles.

Depoimento do professor:

“Inicialmente as turmas foram divididas em grupos e 4 ou 5 alunos, depois todos os grupos fizeram a coleta de amostras de gasolina dos três postos da cidade: Posto Millenium, Posto Ideal e o Posto Mania.
Sabe-se que o índice de álcool permitido na gasolina é em torno de 23% a 25%, os testes foram realizados no Laboratório de Química da escola.
VÍDEO I > Procedimento I: Mistura-se uma determinada quantidade de água com a mesma quantidade de gasolina, como a água tem uma maior afinidade na mistura com o álcool, ela absorve todo o teor de álcool presente na gasolina, e este teor de álcool é justamente a quantidade existente nela.
VÍDEO II > Procedimento II: O cálculo do índice pode ser feito através de uma regra de três simples, ex: misturando 10 ml de água e 10 ml de gasolina de qualquer um dos postos, se houver um acréscimo de 2 ml na quantidade de água, conclui-se que o teor de álcool da gasolina se incorporou à água, ou seja, com esses números pode-se dizer que teria 20% de álcool presente nessa gasolina.
Todas as turmas realizaram esse mesmo procedimento e observou-se que o Posto Ideal foi o que teve o maior percentual de gasolina fora dos padrões aceitáveis, em alguns cálculos chegou-se a 40% de álcool presente na gasolina.
O objetivo do trabalho foi atingido, pois todas as turmas puderam avaliar estes índices, que fazem parte do interesse público, pois todos são envolvidos de alguma forma, já que se utilizam também de meios de transporte que algum familiar ou amigo possui e necessitam do combustível, e assim, ficam cientes do que estão utilizando. Trabalho-se também a interdisciplinaridade, uma vez que, os cálculos matemáticos foram feitos através de uma regra de três simples”.

Profº. Harles Delano M. Lopes

Está aí uma ótima iniciativa, o trabalho foi feito, agora cabe à população ficar de olho.

Nenhum comentário: